sábado, 29 de novembro de 2008

Inalantes - Um dos tipos de drogas


Os solventes podem ser encontrados em diversos produtos. Didaticamente, podem ser agrupados em seis classes: colas, aerossóis, agentes de limpeza, produtos alimentícios (geralmente gases propulsores de sprays), solventes e gases.

A via inalatória é de escolha para o consumo de inalantes.
Outros nomes
Cola, loló, lança-perfume

Aparência
Os inalantes estão presentes em diversos produtos. A maior parte deles é vendida comercialmente. São encontrados nos esmaltes de unha, na cola de sapateiro e nos removedores de tinta. No Brasil, os produtos mais utilizados são o lança-perfume, a cola de sapateiro e cheirinho-da-loló, sendo também populares a acetona, esmalte de unha, thinner, benzina e gasolina. O clorofórmio e éter são bastante utilizados. O lança-perfume, vendido em sprays, já foi bastante popular em nossos carnavais.

Efeitos
Os inalantes são sedativos. Provocam sedação, tonturas e relaxamento da musculatura corporal. Há alterações perceptivas do tempo e espaço, que se tornam mais pronunciadas de acordo com o grau de intoxicação. Zumbidos e sons grosseiros acompanham a intoxicação. O estado de humor é marcado pela labilidade, variando de risos imotivados e euforia até reações de medo, tristeza e pânico.


Riscos à saúde
Podem causar náuseas, vômitos, lapsos de memória ("brancos"), trazer complicações ao coração, como ataques cardíacos e causar convulsões. Os solventes alteram a percepção das coisas e deixam as pessoas expostas à acidentes.O contato com o líquido pode causar queimaduras na pele e no interior dos órgãos (boca, língua, traquéia). O uso por longos períodos pode trazer lesões permanentes para o cérebro, entre elas a demência.
Os danos potenciais (agudos e crônicos) causados pelo consumo de inalantes são mais prováveis quando o início se dá precocemente e em ambientes de abandono e exclusão social.
Fonte: Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas) / NEAD - Núcleo Einstein de Álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein