sábado, 29 de novembro de 2008

Nicotina - Um dos tipos de drogas



A nicotina está presente nas folhas do tabaco (Nicotiana tabacum), uma planta nativa das Américas. Ela é hoje a planta psicoativa mais consumida no mundo.
Aparência
Cigarros industrializados com filtros, cigarrilhas, charutos, pacotes de fumo de tabaco ou fumo de corda. O tabaco também pode ser mascado (rapé). A absorção da nicotina se dá pela via pulmonar e oral.



Algumas características da Nicotiana tabacum. Uma imagem do arbusto e detalhes das florescências e da folha.

Efeitos
A nicotina é um estimulante leve. Quando consumida nas primeiras vezes provoca tonturas, formigamento e alterações discretas do humor e do estado de vigília. Esses sintomas são principalmente perceptíveis nos primeiros episódios de consumo, sendo progressivamente menos percebidos com o uso freqüente (tolerância).
Riscos à saúde
A nicotina causa dependência. Os danos à saúde causados pelo cigarro, porém, não são devidos a ela. O cigarro contém mais de 4.700 substâncias, algumas cancerígenas e outras diretamente tóxicas para vários órgãos do corpo. Desse modo, vê-se que o consumo de cigarro é responsável por graves danos aos pulmões, como insuficiência respiratória, asma, bronquites e câncer.O consumo de cigarro aumenta o risco de problemas no coração e na circulação, tais como hipertensão, entupimento dos vasos e infarto do coração. A maioria das mortes que poderiam ser evitadas é causada pelo uso do cigarro.
Pôster do Ministério da Saúde apontando para os diversos compostos químicos que entram na fabricação do cigarro (acetona, terebintina, formol, amônia, naftalina e fósforo). Além destes, a folha de tabaco possui muitas outras substâncias tóxicas, entre elas o alcatrão.

Dois momentos do hábito de fumar: Na primeira metade do século XX, o tabagismo era associado ao glamour e à sensualidade. As complicações crônicas ficaram evidentes a partir da segunda metade e abalaram a imagem virtuosa dos primeiros tempos. No pôster à direita: "FUMAR É DE FATO GLAMUROSO".
Fonte: Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas) / NEAD - Núcleo Einstein de Álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein

Nenhum comentário: