sábado, 29 de novembro de 2008

Tranquilizantes ou Calmantes - Um dos tipos de drogas


Outros nomes
Os tranqüilizantes ou calmantes ('remédios de faixa preta') são conhecidos por benzodiazepínicos. Existem várias tipos de benzodiazepínicos e várias marcas disponíveis nas farmácias. As mais conhecidas são o diazepam (Valium®), clonazepam (Rivotril®), bromazepam (Lexotan®, Lexpiride®), Alprazolam (Frontal®), Flunitrazepam (Rohypnol®), Flurazepam (Dalmadorm®) e Midazolam (Dormonid®).

Aparência
Os tranqüilizantes são utilizados comumente pela via oral, na forma de comprimidos. Também há apresentações líquidas (gotas) e injetáveis.

Efeitos
Acalma e lentifica as pessoas, aliviando-as das tensões e da ansiedade. O uso em altas doses pode causar brancos e até confusão mental (desorientação no tempo e no espaço).
Riscos à saúde
O uso de doses elevadas pode causar tonturas, incoordenação motora e alterações psiquiátricas, tais como agitação psicomotora, quadros de euforia e irritação, podendo haver sintomas confusionais. Doses muito elevadas podem levar à insuficiência respiratória.
A piora da concentração, a lentificação do raciocínio e a confusão mental deixa as pessoas expostas a graves acidentes.A memória fica prejudicada e naqueles que consomem calmantes por muitos anos esse prejuízo pode se tornar permanente.Os calmantes causam dependência rapidamente. Sintomas de abstinência aparecem após um período relativamente curto de uso.Injetar calmantes pode levar a complicações agudas perigosas à manutenção da vida, como parada respiratória e cardíaca.
Fontes: Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas) / NEAD - Núcleo Einstein de Álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein

Nenhum comentário: